O Krav Maga

KRAV MAGA, O QUE É ?

Krav Maga é o Sistema de Combate Corpo-a-Corpo usado pelas Forças Israelitas. Tornou-se reconhecido Mundialmente como o sistema de Defesa Pessoal mais eficaz, tanto na Área Civil como na Área da Segurança.
Abaixo poderá ler um breve sumário sobre a história e no que consiste o Krav Maga.

KRAV MAGA: A sua História

Recuemos até aos anos da 2º Guerra Mundial. Nessa altura, vários povos sofreram atrocidades e cada um deles tentou reagir da melhor forma possivel. Imi Lichtenfeld, um judeu nascido em 1910, na cidade de Budapeste e criado em Bratisláva, fez parte de um desses grupos. Influênciado pelo seu pai, Policia com uma carreira invejável, Imi começou muito novo a praticar desporto alcançando inclusivé brilhantes resultados em disciplinas como a Natação, Ginástica, Boxe e Luta Livre.
Durante grande parte da sua juventude, Imi debateu-se para proteger os seus e a comunidade Judaica, de grupos Anti-Semitas. Com a invasão Alemã, estes confrontos escalaram. Sem "notar", foram nestas pequenas “batalhas”, que o KRAV MAGA começou a nascer. Em 1940, partiu para a terra, que mais tarde se chamaria de Israel, na famosa balsa “Pentcho” (história desta viagem narrada no livro “A Odisseia” de John Birman). Imi Lichtenfeld chegou à então Palestina onde juntou-se à “Haganah”, organização paramilitar da comunidade judaica que lutou para criar o Estado Israelita, aonde foi Instrutor de Defesa Pessoal.
Em 1948, o recém formado Estado, pediu a Imi que desenvolvesse um sistema de Defesa Pessoal para ser utilizado pelas Forças Militares do País. Assim deu-se inicio à criação do KRAV MAGA.
Como Instrutor Chefe, durante 20 anos, da “Tzahal” (Exército Israelita), teve a oportunidade de estudar, testar e aperfeiçoar o KRAV MAGA. Devido aos constantes conflitos em que o Estado Israelita se encontrava, o KRAV MAGA esteve sempre submetido ao maior dos testes, a dura realidade do confronto.
Após sair do activo, Imi Lichtenfeld adaptou e adequou o KRAV MAGA ao mundo civil, tornando-o eficiente e acessivel a qualquer ser humano, o forte, o fraco, o homen, a mulher, o novo, o idoso. Em 1978 nasce a Associação de KRAV MAGA de Israel (IKMA).
Imi Lichtenfeld morreu em 1998, mas não antes de ter visto o seu esforço e dedicação serem reconhecidos. Tanto as Forças Armadas como o Governo enalteceram o seu trabalho no desenvolvimento do KRAV MAGA o que lhe valeu a mais alta condecoração do Estado Israelita, a Ordem de Mérito Azul e Branca. Desde então que o Ministério da Educação Israelita promove o ensino de KRAV MAGA nas escolas públicas.

KRAV MAGA: A sua Missão

O KRAV MAGA foi desenvolvido com o intuíto de ser um prático sistema de "defesa de rua". As técnicas que formam o arsenal do KRAV MAGA fluem das reacções instintivas que temos face a uma agressão em vez de ensinar aos praticantes a controlar essas reacções, algo que a maioria das Artes Tradicionais fazem, levando assim a que o praticante aprenda mais fácil e rápidamente do que outras Artes Marcias.

As técnicas do KRAV MAGA são normalmente treinadas de uma posição de desvantagem física e psicológica (inferioridade numérica, pouco espaço de manobra, sentado, deitado no chão, sobre stress, supreendido, inclusivé às escuras) de modo a que o praticante se habitue a raciocinar, executar e sair de situações difíceis e à partida impossiveis de ter um desfeixo vantajoso, mas muitas vezes presentes em situações reais.

O trabalho com armas faz parte integrante da aprendizagem do KRAV MAGA. Defesa contra facas, bastões, correntes e armas de fogo, fazem parte do programa de treino.

KRAV MAGA: A sua Aplicação

O KRAV MAGA hoje em dia faz parte do treino e é utilizado pelas principais Forças e Serviços de Segurança do mundo inteiro (Forças Israelitas, Corpos de Segurança de Politicos e Chefes de Estado, FBI, CIA, GIGN a Força Anti-Terrorista Francesa, e de Corpos de Intervenção de várias Policias Internacionais) por causa da sua eficácia provada em confrontos reais. O KRAV MAGA enquanto Arte de Defesa Pessoal para o cidadão comum revela-se de grande utilidade para quem quer aprender a defender-se de forma eficaz e rápida, aumentando os seus níveis de auto-confiança e segurança pessoal.

"No Krav Maga nada é deixado ao acaso... Pois a nossa vida e a dos que nos acompanham pode depender disso."